-
Arquitetos: Plan:b arquitectos
- Área: 257 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Alejandro Arango
-
Fabricantes: Decoblock
Descrição enviada pela equipe de projeto. O desafio neste projeto foi projetar uma casa compacta, que se adaptasse à geometria irregular e à inclinação do lote e a uma regulamentação restritiva quanto à área construída no primeiro andar. Deixamos a única parte do lote que era plana e tinha ligação com rua para situar o estacionamento. Desta forma, fizemos um corte na área de declive do terreno (45% de inclinação), gerando um platô para que um volume se desenvolvesse longitudinalmente e aproveitando, assim, as melhores vistas da paisagem natural.
Definimos três níveis: o primeiro, em contato com o terreno, situa as áreas sociais, de serviços e dois pequenos escritórios com acesso independente; a segunda, ligada ao terraço de acesso por meio de uma ponte, tem um hall e os quartos; e a terceira, mais privada e independente, abriga um escritório e um terraço aberto à paisagem. A casa possui duas coberturas inclinadas no sentido longitudinal da casa, permitindo maior altura no pé-direito da sala principal e espaço para áreas técnicas. Para evitar a umidade em muros de arrimo, dispusemos o volume da casa separado do terreno.
Seu volume compacto e suas paredes de blocos de concreto preto ganham temperatura lentamente durante o dia e emanam calor gradualmente durante a noite, sendo coerente ao clima tropical, frio e chuvoso da região. Estudamos cuidadosamente a posição e geometria de cada varanda, janela ou terraço, permitindo-nos conectar a casa com o seu contexto rural.